/Rufos
Rufos 2020-04-13T14:53:23+00:00

RUFO

Qual a finalidade de uma rufo?

Primordialmente os rufos são as partes da cobertura que tem como missão proteger as paredes expostas, geralmente acima do telhado. Podem ser fabricados em chapa de aço galvanizada, alumínio, PVC ou zinco, de diversas espessuras. Em outras palavras, rufos são acessórios de cobertura que evitam infiltrações nas juntas entre telhados e rachaduras nas paredes ou infiltrações por capilaridade nas de paredes de cobertura, principalmente quando o telhado tem caimento contra a parede.

Chapa Galvalume com Pintura Eletrostática

Chapa Galvanizada

Chapa com Pintura Eletrostática

Seja por necessidade estética, onde a pintura deve ter alta resistência aos raios ultra violeta, ou devido a agressividade do ambiente em que está inserida a construção, a solução mais indicada é a chapa com pré-pintura. A solução de acabamentos orgânicos (pré-pintura) é resultado de tratamento e pintura de alta qualidade decorrente da automação e total controle do processo, aplicados uniformemente em toda a superfície da chapa ainda na forma de bobina.
Em bobinas de chapa de aço utilizadas para produção de todos os tipos de calhas que revestem coberturas e fachadas de edifícios, bem como telha sanduíche e painel termoisolante.
É um sistema de acabamento para chapas sem pintura (de aço zincadas ou alumínio-zincadas), onde a bobina deste material passa por uma linha contínua de limpeza, pré-tratamento e, por fim, de pintura. Na seção de entrada do equipamento, a bobina é desenrolada e segue para diversas estações de limpeza e tratamento superficial que irão preparar a chapa para receber pintura mais adiante.
Com o aço já limpo e tratado, a bobina segue para a seção de aplicação de primer anticorrosivo, que promove a aderência da pintura e em seguida para as seções de cura em estufa e resfriamento.
Na cabine seguinte é aplicada a pintura, camada final que proporciona a aparência e a cor à chapa de aço e à telha que dela será fabricada. Este acabamento pode ser em poliéster, poliuretano ou fluoreto de polivinilideno, dependendo das necessidades do cliente. Novamente a bobina pintada passa por fases de cura da tinta em estufa e resfriamento. Antes de ser rebobinada, a chapa pode receber um filme protetivo removível de polietileno.